• Ícone do TripAdvisor Preto
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto

Vila de Odeceixe

Caminhadas Odeceixe, Costa Vicentina

Odeceixe, Vila e Praia

 

No extremo noroeste do Algarve está a tranquila vila de Odeceixe. É uma pequena vila pitoresca com casas brancas e ruas com percursos sinuosos que serpenteiam encosta acima até ao marco da cidade o "Moinho de Odeceixe" .

A pé vamos explorar a pitoresca  Vila de Odeceixe!

Podemos começar no vale do pequeno rio "Ribeira de Seixe". Seguimos para o centro de Odeceixe. A vida acontece em torno da praça "Largo 1º de Maio". Estão disponíveis aqui alguns restaurantes, onde comida regional  e deliciosa pode ser degustada.

Também  há algumas pequenas lojas e um minimercado. Odeceixe tem tudo o que precisa: uma dependência bancária com ATM , farmácia, polícia,  papelaria e autocarros. 

Passamos a pequena igreja "Igreja Matriz", que está a meio caminho. Acima, o cemitério rústico. Ruas estreitas, escadas íngremes de paralelepípedos. Longas filas brancas de casas estão ao longo do caminho. Os telhados são vermelhos, as portas e janelas são emolduradas por azul ou amarelo. Os gatinhos dormem nas paredes brancas do jardim. Há corredores estreitos e escadas que ligam ruas, e levam a terraços passados. As flores  coloridas adornam as entradas, a roupa fica pendurada pelas ruas para secar.

Quem sobe pelas íngremes vias será recompensado com uma vista sobre os telhados vermelhos de Odeceixe e o fértil vale do rio.

Sim, Odeceixe está localizada no pequeno rio "Ribeira de Seixe". Flui cerca de 4 quilômetros a oeste da vila para o Oceano Atlântico.

Do moinho de vento também pode ver o mar e a Praia de Odeceixe.

Uma experiência emocionante! 

Odeceixe faz parte do Parque  Natural do Sudoeste Alentejano  e Costa Vicentina, é um  ponto importante no cruzamento de muitas caminhadas da Rota Vicentina. Pode escolher entre um  percurso circular (15 km) que inclui a praia. Fazer uma caminhada Odeceixe-Rogil pelas várzeas e caminhos agrícolas (14,5 km); ou pode ir até à vila de S. Teotónio (19 km). Pode aventurar-se por Aljezur pelo planalto litoral e os campos de batata doce, milho e amendoim (19,5 km). Um passeio repleto de maravilhas mas mais difícil é o passeio até à Zambujeira do Mar , passando pela Praia da Amália e do Carvalhal(18 km)

 

Odeceixe é sem duvida nenhuma um lugar para se apaixonar e é o local perfeito para umas férias individuais ou em família. 

 

Odeceixe é linda e talvez o lugar mais bonito do Algarve.


A pequena vila é um pouco isolada, a noroeste do Algarve. Longe das multidões de turistas que podem ser encontrados entre Portimão e Albufeira. Grandes complexos hoteleiros, inúmeros restaurantes e vida noturna? Não existe aqui.

Em Odeceixe tudo é calmo e contemplativo.

Pode deitar-se na praia apanhar sol ou dar um mergulho, fazer uma caminhada, ou uma aula de surf e no final do dia ver o pôr do sol .

Se você não quer perder um pouco da agitação, você pode facilmente chegar à cidade "Lagos" de carro ou autocarro.

A Praia de Odeceixe foi considerada um dos tesouros escondidos da Europa e eleita uma das 7 Maravilhas de Portugal-Praias, tem uma localização perfeita, a unir o Alentejo e o Algarve, tendo além da praia de mar uma praia fluvial na "Ribeira de Seixe" .

A Praia de Odeceixe é popular entre os surfistas e as famílias e existe uma pequena baía chamada Praia das Adegas, é uma das nove praias naturistas oficiais do país, a sul, onde se pode caminhar ou descansar para ficar nu, se desejar. Há alguns quiosques com vista para a praia, onde você pode tomar uma bebida ou comer algo enquanto aprecia a vista. Da praia normal, não a naturista!

.A Praia de Odeceixe é um promontório completamente coberto de areia e parece uma grande duna. Ela separa o rio Ribeira de Seixe, que desagua aqui no Atlântico. Ele segue o seu caminho ao longo da praia em dois arcos largos e depois desagua no mar a norte do vale.

 

Devido à sua biodiversidade e às suas arribas este é um habitat privilegiado para a avifauna, sendo excelente para a observação de aves, como a cegonha branca, o falcão-peregrino ou a gralha-de-bico-vermelho. Este Parque Natural é único do mundo onde é possível observar-se as cegonhas que nidificam nos rochedos marítimos. 

O rio "Ribeira de Seixe" é um paraíso natural.

Vá pescar ou faça canoagem no rio. Pássaros podem ser vistos e talvez até uma lontra venha pelo caminho. 

CONTACTE-NOS

Rua 25 de Abril 28, 8670-320 Odeceixe

Tel: (351) 964 161 697

Livro de Reclamações               Politica de Privacidade

 © 2020 Villaceixe Housestay